Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educar em Revista
versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411
Resumo
CHAVES, Edilson Aparecido. O livro didático e sua presença em aulas de História: contribuições da etnografia. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.77, pp.159-181. Epub 25-Out-2019. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/0104-4060.68936.
A pesquisa investiga formas de uso do livro didático nas aulas de História, destacando o ponto de vista de alunos e professores do Ensino Médio. Analisa relações estabelecidas com o conhecimento histórico a partir de livros didáticos de História incluídos no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A pesquisa, de natureza etnográfica, foi realizada entre 2010 e 2014. O trabalho empírico foi realizado em uma Escola do Campo com a colaboração de três professores de História e seis turmas de ensino médio, totalizando cento e doze alunos. Como principal estratégia de pesquisa foi utilizada a observação participante. Foram realizadas entrevistas e análise documental e foram utilizados outros instrumentos na forma de questionários e de atividades realizadas para análise de livros didáticos com os alunos. Os resultados permitiram constatar diferentes relações que professores e alunos estabelecem com o conhecimento histórico a partir do uso dos livros didáticos e evidenciaram contribuições das abordagens etnográficas para o estudo dos processos escolares e, em particular, para compreender as formas de utilização dos livros didáticos nas aulas.
Palavras-chave : Didática da História; Livro didático de História; Escola do Campo; Etnografia.