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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versão impressa ISSN 0104-7043
Resumo
CORDEIRO, Karina de Oliveira Santos e SODRE, Liana Gonçalves Pontes. A autonomia das crianças a partir dos objetivos educacionais definidos pelas professoras. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2009, vol.18, n.31, pp.231-243. ISSN 0104-7043.
Neste estudo, procuramos analisar a operacionalização das políticas públicas de um município a partir das falas e reflexões das profissionais que atuam diretamente com as crianças nas pré-escolas municipais de Educação Infantil, pois são elas que realizam, através da atuação pedagógica, as políticas implementadas. Com este propósito, aplicamos um questionário às professoras. A primeira parte destinou-se à caracterização do profissional, e a segunda continha palavras que serviram de base para identificar as teorias subjetivas implícitas nos discursos e nas práticas dessas profissionais. As palavras foram: autonomia, obediência, independência, iniciativa, disciplina. Os profissionais foram orientados a responder com suas próprias palavras o significado que depreendiam de cada um dos termos. A análise dos textos possibilitou desvelar idéias e crenças a respeito de atitudes e comportamentos das crianças e de alguns dos objetivos educacionais. Constatou-se que suas definições não refletem a compreensão de que as crianças podem ser protagonistas do espaço que frequentam e desenvolver autonomia na realização das atividades pedagógicas. Recomenda-se que é preciso investir na formação em serviço para que as professoras possam participar dos debates mais atuais sobre o processo de desenvolvimento humano e utilizar tais conhecimentos a favor da realização de um trabalho pedagógico.
Palavras-chave : Educação Infantil; Políticas Públicas; Autonomia.