SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número72A PERSPECTIVA DECOLONIAL DO CORPO NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFRRJ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

SALES, Tiago Amaral. O QUE PODEM AS EDUCAÇÕES MENORES EM HIV/AIDS? CAMINHOS POSSÍVEIS À EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.72, pp.391-410.  Epub 06-Maio-2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p391-410.

Este texto é tecido ao modo de um manifesto e, através da cartografia, objetiva-se imbricar em educações menores em HIV/aids, em ressonâncias com a educação em ciências e biologia. São tangenciados três filmes que apresentam como temática central a pandemia de HIV/aids e, a partir deles, desdobram-se três escritas literárias ficcionais atravessadas por educações maiores e menores em HIV/aids. A partir dos filmes e das escritas literárias, mobilizam-se pensamentos e problematizações acerca dos caminhos e dos desafios contemporâneos no que diz respeito à pandemia de HIV/aids, assim como nas ressonâncias transdisciplinares que competem à educação em saúde e à educação em corpo e sexualidade. Ressaltam-se que tanto as narrativas fílmicas quanto as escritas podem compor as caixas de ferramentas potentes aos educadores em HIV/aids, em saúde, em ciências e biologia que estejam interessados em caminhar pelos caminhos menores, comprometidos com a produção de outras relações com o corpo, a saúde e a vida.

Palavras-chave : Educação em Ciências e Biologia; Educação em Saúde; Escritas Literárias; Cinema e Educação; Corpo e Sexualidade..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )