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Revista Brasileira de Educação
versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X
Resumo
CHRAIM, Amanda Machado e PEDRALLI, Rosângela. Alfabetização baseada em evidências: a defesa da cientificidade como conveniente para naturalizar o inconveniente?. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280029. Epub 03-Maio-2023. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280029.
O artigo focaliza a recente revitalização, no campo da alfabetização, do método fônico e busca elucidar analiticamente os fundamentos da proposta do método, divulgado como “baseado em evidências”. Assentando-se sob o materialismo histórico e dialético, explicita-se o projeto de sociedade para o qual uma metodologia de ensino pautada na ciência moderna reaparece como a que mais adequadamente atende aos preceitos do produtivismo, destituindo-se do campo da alfabetização a necessária formação docente e discente por meio dos conhecimentos mais elaborados pela humanidade. Propõe-se, por fim, que também o percurso dos anos iniciais de escolarização deve ser espaço de escolhas e elaborações do coletivo de professores a partir da assunção de um posicionamento político, o qual está vinculado às duas visões sociais de mundo possíveis neste momento histórico, uma aliada à manutenção das relações sociais vigentes e a outra, à transformação delas.
Palavras-chave : alfabetização; ciência e educação; formação humana; projeto de sociedade.