Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação Especial
versão impressa ISSN 1413-6538
Resumo
MASINI, Elcie F. Salzano. Aprendizagem totalizante: propicia o aprender de crianças com deficiência visual, de crianças surdas e de crianças sem deficiências sensoriais?. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2003, vol.09, n.02, pp.237-248. ISSN 1413-6538.
Esta é uma pesquisa sobre condições necessárias para que os alunos realizem aprendizagem significativa, isto é, adquiram conhecimentos fazendo uso da própria capacidade de elaboração e compreensão do que é ensinado. Considera a complexidade das interações, em sala de aula e no atendimento em sala de recursos, e as implicações das atitudes da professora e do contexto da escola para o processo de aprendizagem de alunos: com deficiência visual; de alunos com surdez e de alunos sem deficiência sensorial. A pesquisa e a análise dos dados coletados fundamentam-se no enfoque da Aprendizagem Totalizante, apresentando a viabilidade dessa proposta.
Palavras-chave : Aprendizagem Totalizante; Aprendizagem Significativa; Aproximar-se.