Nesta edição temática da Revista de Educação PUC--Campinas, apresentamos um conjunto de artigos que revelam parte do movimento da pesquisa brasileira e da América Latina em Educação Estatística, abrangendo discussões sobre as políticas, os fundamentos e as práticas do exercício docente no âmbito da educação básica e superior, bem como problematizando os processos de ensino e de aprendizagem no campo da educação formal e não formal.
Apresentam-se relatórios de pesquisas e relatos de experiências em que são discutidas ações que refletem a forma como a Estatística e a Probabilidade são ensinadas e aprendidas nas escolas e nas universidades. Evidencia-se, nos textos desta seção, a observação destacada por Lopes (1998) de que a Estatística é uma ciência de análise de dados com raízes interdisciplinares.
A produção científica em Educação Estatística se ampliou significativamente nas três últimas décadas do século XXI (Burrill; Souza; Reston, 2023), em particular na América Latina, com destaque significativo para as investigações realizadas com alunos e professores que atuam na educação básica.
Os pesquisadores que desenvolvem esses estudos são oriundos das áreas de Educação, Educação Matemática, Educação Estatística, Estatística, Matemática e/ou Psicologia.
Atualmente, na área de Educação Estatística, temos cerca de vinte grupos de pesquisas brasileiros cadastrados no diretório do CNPq. Esses grupos são vinculados a Programas de Pós-Graduação de instituições públicas e privadas em diferentes regiões do país.
Nesta edição estão contempladas temáticas relacionadas à: pareceria universidade/escola; letramento estatístico; mapeamento de pesquisas sobre educação probabilística; discussões sobre a compreensão de gráficos por estudantes e sua abordagem nos livros didáticos; práticas docentes pedagógicas; insubordinação criativa e educação estatística; alfabetização estatística crítica e mídias sociais; conceito intuitivo de probabilidade; ensino empírico do conceito estatístico de média no Ensino Superior; trajetória de professores de Estatística; e compreensão de termos estatísticos (Souza; Lopes; Souza, 2015).
Do movimento revelado nas submissões, destacamos a pluralidade temática, teórica e metodológica das investigações desenvolvidas, assim como o foco do estudo e o nível de escolaridade. Na produção nacional, evidencia-se a diversidade regional e institucional, enquanto na contribuição internacional, evidencia-se a articulação de nossas pesquisas com as de países latino-americanos, com destaque para Chile, Colômbia e México.
Dois aspectos comuns às pesquisas são a defesa do letramento estatístico e a preocupação em investigar e subsidiar a formação inicial e continuada de professores que ensinam Estatística na educação básica e no Ensino Superior.
As produções científicas em Educação Estatística, nos diferentes níveis, frisam que os letramentos estatístico e probabilístico são essenciais à formação das pessoas. A resolução de problemas, o uso de jogos e a realização de experimentos são essenciais nos processos de ensino e aprendizagem nas aulas de estatística e probabilidade (Grando; Lopes, 2020).
Desejamos a todos uma boa leitura. Agradecemos aos autores e aos avaliadores pelas contribuições dadas para a realização desta edição temática.