Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista e-Curriculum
versão On-line ISSN 1809-3876
Resumo
GAMEZ, Luciano e MARQUES, Viviane Cristina. PREMISSAS PARA UMA PROPOSTA METODOLÓGICA INOVADORA: PSICODRAMA PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO ON-LINE. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.2, pp.543-563. Epub 30-Ago-2021. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p543-563.
Esse artigo apresenta um conjunto de princípios descritos a partir de resultados de pesquisa realizada utilizando a técnica de análise do discurso de narrativas individuais e coletivas de alunos de um curso superior na modalidade on-line. As narrativas foram produzidas a partir de vivências psicodramáticas na plataforma do curso, envolvendo debates, dramatizações, reflexões, protagonismo e relatos de histórias de vida compartilhadas. Na intersecção teórica do Psicodrama Clássico, proposto por Moreno, e nas reinterpretações deste para o contexto educacional, conduzidos por Maria Alicia Romaña, fundamentamos também a base teórica em conceitos de Paulo Freire e Vygotsky. O desenho metodológico da pesquisa evidencia a prática como um processo de legitimação do conhecimento científico. Conclui-se que a aplicação efetiva do Psicodrama Pedagógico on-line abre caminhos bem fecundos para a proposição de práticas pedagógicas inovadoras que contribuam para (re)configurar novos espaços de aprendizagens na modalidade de Educação on-line.
Palavras-chave : Psicodrama; Psicodrama Pedagógico On-line; Educação On-line; Narrativas, Histórias de Vida.