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Práxis Educativa
versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309
Resumo
SILVA, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da; POSSAMAI, Tamiris e MARTINI, Tatiane Aparecida. Avanço das políticas conservadoras no Ensino Médio brasileiro: a revitalização da dualidade histórica na formação dos jovens como política. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2015254. Epub 02-Set-2020. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15254.050.
Este artigo tem como propósito analisar o avanço das políticas conservadoras de educação no Ensino Médio brasileiro. Toma-se, para esta análise, a Reforma do Ensino Médio (Lei Nº 13.145/2017) e o Programa Novos Caminhos. Em termos metodológicos, utilizam-se os procedimentos de pesquisa bibliográfica e de análise documental, a partir de uma abordagem qualitativa. Os resultados revelam que as políticas analisadas são instrumentos revitalizadores da dualidade histórica que marca a formação dos jovens brasileiros e que, alinhadas aos interesses da sociedade capitalista e à lógica perversa do neoliberalismo, anseiam por uma educação voltada à formação precária e à qualificação de mão de obra para o mercado. Tais políticas, portanto, não dialogam com os interesses da classe trabalhadora, que necessita de uma formação integral que ofereça condições para, além de produção da vida, a efetiva emancipação humana.
Palavras-chave : Políticas conservadoras; Reforma do Ensino Médio; Programa Novos Caminhos.