SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Os saberes do conteúdo musical que constituem a identidade profissional de professores de Arte habilitados em Artes Visuais/PlásticasTerritórios, linhas e práticas corporais: a dimensão geomorfológica da Educação Física escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

GODINHO, Patrícia Alves  e  PASQUALLI, Roberta. Saberes docentes dos professores de Atendimento Educacional Especializado na Universidade do Estado de Santa Catarina. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e19312.  Epub 18-Jun-2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.19312.043.

Este artigo apresenta uma análise dos saberes docentes mobilizados pelos professores do Atendimento Educacional Especializado no Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina. O estudo foi realizado, por meio de pesquisa aplicada, qualitativa e descritiva com procedimentos bibliográficos, documental e de campo. Utilizou-se, como técnica de pesquisa, o estudo de caso instrumental e, para a análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. A partir da investigação desenvolvida, foi possível concluir que: (a) a formação para a docência universitária demanda investimento em formação pedagógica e que, para tanto, há necessidade de sensibilidade docente para adquirir novos conhecimentos; (b) existe a necessidade de que os professores adquiram conhecimentos específicos da Educação Especial; e (c) a formação continuada em serviço constitui-se em um espaço importante para a reflexão e a ressignificação da prática docente de modo a favorecer a inclusão.

Palavras-chave : Saberes docentes; Atendimento Educacional Especializado; Educação Superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )