SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Brasil e Paraguai: especificidade fronteiriça nas práticas pedagógicas e legislação em vigênciaA política de ensino gratuito no Chile 2015-2020: fatores relacionados à substituição de taxas na oferta privada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

QUISPE-MORALES, Rolando; QUISPE, Pedro Huauya  e  CRUZ, Alejandro Huamán De La. Gestão educativa e satisfação profissional dos professores em instituições educativas da região de Ayacucho, Peru. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22834.  Epub 18-Jun-2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22834.038.

A investigação sobre a gestão educacional e a satisfação profissional dos professores é atualmente relevante pois são fatores determinantes na qualidade da educação prestada aos alunos. O objetivo da investigação foi estabelecer a relação entre a gestão educacional e a satisfação profissional dos professores na região de Ayacucho, no Peru. A investigação foi realizada com uma amostra de 374 professores, obtida de acordo com a técnica de amostragem probabilística estratificada. O instrumento utilizado para a recolha de dados foi o questionário sobre a gestão da educação e a satisfação profissional dos professores. Baseou-se também num desenho não experimental, transversal e correlacional. Para o tratamento dos dados foi utilizada a estatística Rho de Spearman, com um nível de significância de 0,05. Os resultados encontrados a nível descritivo mostram que 65,8% dos professores percepcionam a gestão da educação como boa, enquanto 70,1% dos professores estão satisfeitos com o seu trabalho docente. O teste de hipóteses obtido permite-nos concluir, a nível inferencial, que existe uma relação significativa entre a gestão da educação e a satisfação profissional dos professores nos estabelecimentos de ensino da região de Ayacucho, Peru (rs=0,677, p=0,000<0,05).

Palavras-chave : Gestão educacional; Satisfação no trabalho; Professor.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )