Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Jornal de Políticas Educacionais
versão On-line ISSN 1981-1969
Resumo
PASSONE, Eric e RONCOLI, Milena Gabrielli Lima. Revisão da literatura sobre os estudos de responsabilização escolar no Brasil. J. Pol. Educ-s [online]. 2022, vol.16, e84282. Epub 30-Maio-2023. ISSN 1981-1969. https://doi.org/10.5380/jpe.v16i0.84282.
Esta pesquisa tipo “estado do conhecimento” investigou a produção acadêmico-científica acerca das políticas de responsabilização escolar à luz do conceito de accountability. Apresenta-se os resultados da análise lexical de artigos dos últimos dez anos do Portal de Periódico da CAPES, identificando-se 46 artigos em periódicos revisados por pares a partir dos descritores escolhidos. Trata-se de estudo qualitativo cujos dados foram analisados por meio de Análise de Conteúdo. Constata-se o avanço da pesquisa nacional sobre accountability em quadro grandes dimensões: avaliação, gestão, políticas de responsabilização e reforma educacional.
Palavras-chave : políticas educacionais; avaliação em larga escala; qualidade da educação; accountabillity; responsabilização escolar.