Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação
versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582
Resumo
PIVETTA, Elisa Maria; ALMEIDA, Ana Margarida Pisco; SAITO, Daniela Satomi e ULBRICHT, Vania Ribas. Desafios da acessibilidade no ensino superior: estudo de caso na Universidade de Aveiro. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.2, pp.166-174. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.2.24686.
Este artigo apresenta um estudo de caso realizado no Gabinete Pedagógico da Universidade de Aveiro (Portugal) com o intuito de compreender o que uma instituição de ensino superior tem feito para que alunos com deficiência prossigam seus estudos, alcançando os níveis superior e de pós-graduação. Esse estudo permitiu verificar que os maiores desafios para a acessibilidade estão relacionados com a atitude pessoal, com a promoção da inclusão e com a possibilidade de acesso a uma aprendizagem flexível, independentemente do tempo e do espaço. E o resultado corrobora com as estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS), mostrando que é crescente, mesmo que lento, o número de alunos com deficiência que procuram formação superior e aperfeiçoamento profissional.
Palavras-chave : Acessibilidade; Inclusão; Alunos com Deficiência; Ensino Superior.