SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número72A formação continuada de professores nas premissas da Ecoformação e suas implicações em uma escola: desafios em tempos pandêmicosPráticas educativas integradoras e transformadoras em tempo de pandemia: a experiência do projeto “Mundo mágico do CMEI na trilha de descobertas” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

GASPAROTTO, Guilherme da Silva  e  NAVARRO, Rodrigo Tramutolo. Produção científica sobre a prática do Qigong em contexto escolar: uma revisão de escopo. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.72, pp.61-79.  Epub 19-Set-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.072.ds03.

Algumas práticas tradicionais orientais já demonstraram evidências relevantes no que diz respeito ao desenvolvimento de aspectos relacionados ao bem-estar e à saúde de diversas populações. Entretanto, a relação com aspectos educacionais não está clara. O Qigong é uma prática corporal oriental tradicional com efeitos positivos sobre fatores psicológicos, emocionais, afetivos, físicos, fatores estes que podem impactar no desenvolvimento escolar. Apesar de alguns estudos relatarem a prática de Qigong em contexto escolar, não se observa uma sistematização dos achados e sobre quais desfechos a prática pode atuar. Diante disso, o objetivo dessa revisão de escopo é demonstrar o quanto é explorada a prática de Qigong em contexto escolar, de que forma se apresentam as intervenções e quais os principais resultados relacionados a desfechos educacionais. Para tal, foram selecionadas as bases Eric/Thesaurus, PubMed/Mediline, Web of Science, Scopus, ScienceDirect, Biblioteca Virtual em Saúde/BVS e ASP/Ebsco. Para a identificação dos artigos nas bases de dados, foram elencados os descritores “Schools”; “Schools of Education”; “Education”; “Learning”; “Academic Achievement”; “Academic Education”; “Academic Performance”. Estes foram identificados entre os MeshTerms (Pubmed) e Thesaurus (Eric) e na plataforma Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da BVS. Além dos descritores, para a busca relacionada ao fator de exposição, foram utilizadas as palavras “Qigong”, “Chi Kung” ou “Tai Chi”. A amostra final foi composta por oito estudos que apresentaram resultados de diferentes protocolos de intervenções com Qigong sobre fatores como estresse, atenção, bem-estar, angústia, excesso de uso de computador, depressão, comportamento social e notas de estudantes crianças e adolescentes.

Palavras-chave : Práticas corporais; Educação; Escolares; Desempenho escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )