SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número70O corpo da deficiência sob o olhar docente no Atendimento Educacional EspecializadoIniciação científica nos cursos de licenciatura e contribuições para a formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

KUHN, Malcus Cassiano  e  BRITTO, Silvio Luiz Martins. Revista Wacht und Weide in Kirche und Schule: saberes a ensinar e para ensinar geometria. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.70, pp.1316-1349.  Epub 20-Abr-2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.070.ao03.

O artigo analisa a revista técnica Wacht und Weide in Kirche und Schule e tem como objetivo investigar saberes a ensinar e para ensinar geometria nas escolas paroquiais luteranas gaúchas do século passado, a partir das edições do periódico. A revista foi editada para pastores luteranos e professores paroquiais pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil, através da Casa Publicadora Concórdia de Porto Alegre, no período de 1936 a 1939. Com abordagem qualitativa e análise de fontes documentais, a investigação possui aporte metodológico na pesquisa histórica e no conceito de cultura escolar, para análise das 17 edições da revista. Era desejo dos editores que pastores luteranos e professores paroquiais estivessem aptos para darem uma educação cristã, com vivência da espiritualidade na prática e uma ação educacional para servir no mundo, e, por isso, a abordagem de temáticas teológicas e pedagógicas em suas edições. Como saberes a ensinar geometria foram identificados: medidas lineares, superficiais e volumétricas; medidas a escala; área de quadrado, retângulo, trapézio, triângulo e círculo; comprimento da circunferência; volume de cubo, prisma retangular, cilindro e tronco de cone. E como saberes para ensinar geometria se destacam: atividades de estimativa e de medida com régua dobrável e fita métrica, exploração do ambiente interno e externo da escola e análise de situações reais. Diante do exposto, destaca-se que para ensinar os saberes relacionados com medidas, áreas e volume, sugere-se o envolvimento ativo dos estudantes, com atividades práticas e utilização de materiais concretos e situações contextualizadas, para compreensão dos saberes geométricos.

Palavras-chave : História da Educação; Escola Paroquial Luterana; Imprensa Pedagógica; Conhecimento Geométrico; Práticas de Ensino..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )