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Revista Brasileira de Educação Médica
versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271
Resumo
SOUSA, Monique Araújo de Oliveira; FALBO-NETO, Gilliatt Hanois e FALBO, Ana Rodrigues. Correlação entre os domínios de competência do tutor e o desempenho estudantil: estudo transversal. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.3, e178. Epub 05-Ago-2021. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.3-20200214.
Introdução:
Na aprendizagem baseada em problemas, o tutor atua como facilitador, e, nesse contexto, as congruências social e cognitiva e o conhecimento do conteúdo são considerados aspectos fundamentais para o exercício dessa função.
Objetivo:
Este estudo teve como objetivo verificar o perfil de domínios de competências do tutor e a correlação com o desempenho do estudante.
Método:
Trata-se de um estudo transversal realizado de 2016 a 2017 com tutores e estudantes de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde. Utilizou-se o coeficiente de Spearman para verificar a correlação do perfil de domínios de competência do tutor com o rendimento geral.
Resultado:
Participaram do estudo 34 tutores e 533 estudantes. Identificaram-se três domínios de competência nas frequências: congruência cognitiva em 88,7%, congruência social em 93,6% e conhecimento de conteúdo em 98,9%. Não foi observada correlação entre os domínios de competência e rendimento.
Conclusão:
Especula-se que esse achado se deva à falta de controle das variáveis de confundimento.
Palavras-chave : Tutor; Tutoria; Avaliação.