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Educação: Teoria e Prática
versão On-line ISSN 1981-8106
Resumo
OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de e MELLO, Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de. O texto literário em sala de aula e o desenvolvimento das funções psíquicas superiores: reflexões necessárias. Educ. Teoria Prática [online]. 2017, vol.27, n.54, pp.23-39. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol27.n54.p23-39.
Este artigo objetiva analisar o desenvolvimento das funções psíquicas superiores a partir do texto literário trabalhado em sala de aula. A análise é feita a partir dos fundamentos da Teoria Histórico Cultural em Vygotsky e da Semiótica de linha francesa. Busca-se refletir sobre o modo como os textos literários são trabalhados na educação escolar e se há possibilidades para a construção do pensamento elaborado e crítico. A metodologia consiste em um estudo teórico em autores como Vygotsky (1989, 2001, 2008); Luria (1990); Leontiev (1969); Fiorin (2000, 2005) entre outros. Pela análise interpretativa do texto, torna-se possível a construção subjetiva da relação entre o autor e leitor (aluno, professor), entre o narrador e o narratário e entre as personagens do conto, além de reconstruir o contexto literário no qual a obra se insere. A partir desse exercício crítico, pode-se pensar novas alternativas para o trabalho com o texto literário nos espaços formativos escolares.
Palavras-chave : Texto Literário; Funções Psíquicas; Teoria Histórico Cultural; Semiótica.