Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Teias
versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305
Resumo
BERWANGER, Perla Maria e BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. MOBILE LEARNING NO ENSINO SUPERIOR: uma cartografia a partir das percepções dos docentes. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.spe, pp.59-73. Epub 20-Jan-2021. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2020.44533.
Esta investigação aborda a presença e o uso de tecnologias digitais móveis em processos de ensino-aprendizagem. A pesquisa teve como objetivo investigar o uso do smartphone no curso de Administração da UFMA, assim como analisar as motivações dos docentes e discentes em situação de uso dos aplicativos digitais. A investigação, de natureza exploratória-descritiva, adotou uma abordagem mista - quantitativa e qualitativa. O universo da pesquisa foi composto por 61 alunos. Foram utilizados: diário de pesquisa, fichas de observação, questionários fechados de múltipla escolha e questionários mistos. Os resultados indicam que os sujeitos participantes da pesquisa não utilizam smartphones e aplicativos digitais como recurso didático-pedagógico central em sala de aula.
Palavras-chave : mobile learning, smartphone; aplicativos; avaliação da aprendizagem; educação superior.