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Educação e Filosofia
versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X
Resumo
FIRODE, Alain. Educação e individualidade em Diderot. Educação e Filosofia [online]. 2017, vol.31, n.63, pp.1361-1383. Epub 09-Mar-2021. ISSN 1982-596X. https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v31n63a2017-04.
Este artigo propõe-se a uma leitura dos diversos escritos pedagógicos de Diderot (A Refutação de Helvetius e o Plano de uma universidade em particular) tomando como fio condutor a ideia de “individualidade”. A hipótese que se propõe explorar é a de que é possível e fecundo perceber o pensamento pedagógico de Diderot em seu conjunto sob o ângulo de uma teoria que poderíamos da educação que poderíamos chamar “individualista”. A originalidade e o interesse das análises diderotianas, mais precisamente, parece-nos residir no fato de que elas se distanciam, em certos pontos decisivos, das teorias que pertencem à tradição humanista e universalista das quais o pensamento pedagógico atual é herdeiro, que fazem da formação do sujeito autônomo (e não do indivíduo independente) a finalidade última do processo educativo.
Palavras-chave : Educação; Diderot; Individualismo.