SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número42PRÁXIS, CONSCIÊNCIA DE PRÁXIS E EDUCAÇÃO POPULAR: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE SUAS CONEXÕESLA TECNICA Y LA CRISIS FILOSOFICA DEL HUMANISMO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

SILVA, Sarita Medina da  e  BORGES NETTO, Mário. REFORMA DO ESTADO E DO ENSINO SUPERIOR: FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR E MUNDO DO TRABALHO. Educação e Filosofia [online]. 2007, vol.21, n.42, pp.193-226.  Epub 06-Fev-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v21n42a2007-469.

Examina-se nesse artigo as tensões e contradições decorrentes da relação entre formação universitária e mercado procurando mostrar como as proposições das políticas de reformas educacionais têm se valido da noção de flexibilização curricular, pautando-se por suas matrizes orientadoras re-significadas e aplicadas ao campo educacional. Tomam-se como categoriaschaves inter-relacionadas: reestruturação produtiva; reforma do Estado; mercado de trabalho e formação acadêmica. Tal estudo reporta-se inicialmente à reestruturação produtiva e mercado de trabalho no contexto da globalização. O foco é a reforma do ensino superior - com destaque para as diretrizes curriculares nacionais. Por fim, aborda a presença de um dilema entre flexibilização, mercado e autonomia como determinantes dos paradigmas definidores dos perfis profissionais, ao serem tomados como referências para os projetos curriculares nas Instituições de Ensino Superior.

Palavras-chave : Reforma do Estado; Ensino superior; Formação universitária; Flexibilização; Mercado; Autonomia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )