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Reflexão e Ação
versão On-line ISSN 1982-9949
Resumo
PEROZA, Juliano; SILVA, Camila Pompeu da e AKKARI, Abdeljalil. Paulo Freire e a diversidade cultural: um humanismo político-pedagógico para a transculturalidade na educação. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2, pp.462-482. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3208.
Nesse artigo, buscamos relacionar as reflexões de Paulo Freire, enquanto pensador humanista, à questão da diversidade cultural. Primeiramente, exploramos o caráter humanista no seu pensamento, relacionando sua proposta às práticas pedagógicas que valorizam a multiculturalidade. Na segunda parte, abordamos as reflexões de Freire à respeito da cultura depois do exílio, ou seja, como ele construiu seu discurso político-pedagógico a partir de uma leitura própria, diante das outras culturas. Para finalizar, refletimos sobre sua contribuição à educação transcultural, a partir da relação com cinco conceitos centrais: os Círculos de (inter) Cultura, o Método Dialético, o Diálogo, a Consciência Crítica e as Palavras Geradoras.
Palavras-chave : Paulo Freire; Diversidade Cultural; Humanismo Crítico; Transculturalidade; Educação.