SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Educação e trabalho: ensino técnico integrado ao ensino médio dos institutos federaisJuventudes e neoliberalismo: interfaces para pensar o currículo do ensino médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

NITSCHKE, Alessandra; PLACIDO, Reginaldo Leandro  e  PITT, Henrique. O núcleo docente básico na construção curricular do ensino médio integrado em um instituto federal: avanços e limites. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.3, pp.41-56.  Epub 28-Ago-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16362.

Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa em desenvolvimento que busca investigar como (e se) o Núcleo Docente Básico (NDB) utiliza as informações sobre egressos nos processos de avaliação, acompanhamento e reformulação dos currículos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. O objetivo é compreender a atuação do NDB na construção curricular do Ensino Médio Integrado. Trata-se de pesquisa qualitativa que se utilizou de entrevista semiestruturada, pesquisa documental e bibliográfica para a construção dos dados. Os resultados mostram que os NDBs são estruturas importantes para pensar e discutir os currículos dos cursos integrados e de tempo integral em um Instituto Federal.

Palavras-chave : Ensino Médio Integrado; Educação Profissional e Tecnológica; Currículo; Núcleo Docente Básico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )