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Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

FERREIRA, Patrícia de Faria  e  CANTARELLI, Juliana Mezomo. Escola de ensino médio em tempo integral e as políticas gerencialistas. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.3, pp.74-88.  Epub 29-Ago-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16368.

Este artigo propõe uma análise em relação à proposta de Escola de Ensino Médio em Tempo Integral, um dos eixos do Novo Ensino Médio, instituído pela Lei 13.415/2017 e às Políticas Gerencialistas. Essas introduzem um modelo de gestão empresarial nos serviços públicos, através de uma concepção mercantilista da educação baseada na lógica neoliberal. Para tal, apontamos a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio e o debate em relação às concepções de Educação Integral e Tempo Integral. Também contextualizamos a política do EMTI dentro da reforma do Ensino Médio, apresentando suas principais alterações, a perspectiva gerencialista e a articulação com o setor privado.

Palavras-chave : Ensino Médio em Tempo Integral; Políticas gerencialistas; Novo Ensino Médio.

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