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Ensino em Re-Vista
versão On-line ISSN 1983-1730
Resumo
FREITAS, Nadia Magalhaes da Silva e ABREU, Josyane Barros. Contribuições da formação doutoral para a construção da identidade docente. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.1, pp.158-177. Epub 27-Mar-2020. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v27n1a2020-7.
Objetivamos apreender as contribuições da formação doutoral para a construção da identidade docente. Na pesquisa, de natureza qualitativa, realizamos entrevista estruturada, modalidade projetiva, junto a docentes, egressos de um programa de doutorado, lançando dois questionamentos, a saber: como você identifica o/a professor(a) que é/tem sido? Que contribuições a experiência doutoral forneceu para essa identificação? Os dados constituídos foram analisados mediante Análise Textual Discursiva. Os docentes manifestaram dificuldades para auto identificar-se, configurando um movimento que intitulamos de problematização de si. Dentre as contribuições do doutorado, para a tecitura da identidade profissional docente, destacamos as seguintes: reconhecer-se insuficiente, constituição de um professor que reflete na/e sobre a prática docente, postura de um professor investigativo etc. Entendemos que a vivencia doutoral representa campo fértil para o desenvolvimento profissional docente, na medida em que protagoniza uma destruição criadora de sua identidade, podendo superar antigas formas de professorar para, então, substituí-las por outras mais inovadoras.
Palavras-chave : Formação Doutoral; Identidade Docente; Problematização de si.