Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensino em Re-Vista
versão On-line ISSN 1983-1730
Resumo
TAMANINI, Paulo Augusto e MORAIS, Ana Meyre de. Dados de uma atividade pedagógica para a leitura de imagens de violência, no Ensino de História. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e039. Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-39.
O artigo apresenta uma atividade pedagógica para a leitura de imagens de cunho violento presentes em livros de História. Para tanto, se serve de uma imagem colhida no livro História Sociedade & Cidadania, La Paraguaya, do artista uruguaio Juan Manuel Blanes, datada do ano de 1880. O aporte teórico acerca da leitura de imagens serve-se de Burke (2004), Santaella (2012) e Bittencourt (2009); sobre o uso da imagem como ferramenta pedagógica em sala de aula, referencia-se em Fonseca (2003), Monteiro e Penna (2011), Alvarenga e Araújo (2006). A atividade didática mostrou que as imagens prendem a atenção do alunado para o fato de a violência existir e estar presente, por vezes, de modo, subliminar, inclusive nos livros didáticos.
Palavras-chave : Atividade pedagógica; Leitura de imagens; Ensino de História; Violência.