SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número56TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO E NA FORMAÇÃO DOCENTE SEGUNDO A VISÃO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICATEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DOS CONCEITOS DE ÁREA E DE PERÍMETRO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

PIECZKOWSKI, Tania Mara Zancanaro. UM OLHAR SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA: PRÁTICAS DOCENTES PREDOMINANTES. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.56, e8487.  Epub 05-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n56.8487.

Distintas tendências pedagógicas orientaram práticas docentes em cada tempo histórico, muito embora, mesmo que predominantes, não se apresentem como exclusivas de uma época. O problema de pesquisa que orientou o estudo assim se constitui: As práticas pedagógicas nas aulas do curso de Pedagogia fortalecem o protagonismo estudantil no processo de ensino e aprendizagem? O estudo objetivou identificar quais são os elementos pedagógicos predominantes nas práticas pedagógicas de professores formadores do curso de Pedagogia durante as aulas e como os estudantes avaliam essas metodologias. As materialidades empíricas foram obtidas por meio de questionários, com questões fechadas e abertas, aplicados a estudantes dos períodos finais do curso de Pedagogia e examinados por meio da Análise de Conteúdo. O estudo evidenciou que ensinar não se resume à transmissão de saberes elaborados por outros. É preciso mobilizar o estudante para a elaboração do conhecimento.

Palavras-chave : Pedagogia; Práticas docentes; Tendências pedagógicas; Protagonismo estudantil..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )