SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número56UM OLHAR SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA: PRÁTICAS DOCENTES PREDOMINANTESNEOLIBERALISMO EM QUESTÃO: INFLUÊNCIAS NO CAMPO EDUCACIONAL BRASILEIRO E NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

SERCONEK, Giselma Cecilia  e  SFORNI, Marta Sueli de Faria. TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DOS CONCEITOS DE ÁREA E DE PERÍMETRO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.56, e8832.  Epub 05-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n56.8832.

No presente artigo é apresentada a trajetória de investigação de doutorado que teve como objeto a organização do ensino da Matemática. A questão eixo de nossa investigação traduziu-se em: quais as contribuições da Teoria do Ensino Desenvolvimental para a organização do ensino dos conceitos de área e de perímetro nos anos iniciais do Ensino Fundamental? As discussões fundamentam-se na Teoria do Ensino Desenvolvimental, que embasa o desenvolvimento de um experimento didático, com a proposição de uma tarefa de estudo, e a análise dos seus resultados. A análise do experimento delineia o percurso formativo das capacidades de análise, planejamento e reflexão, componentes do pensamento teórico. Constatou-se, na análise do experimento, que o pensamento em nível teórico pode ser engendrado por meio da tarefa de estudo, quando as ações contemplem os movimentos do pensamento de redução do concreto ao abstrato e de ascensão do abstrato ao concreto.

Palavras-chave : Davýdov; Ensino de Matemática; Organização do ensino; Pensamento teórico; Teoria do Ensino Desenvolvimental..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )