Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Eccos Revista Científica
versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278
Resumo
CAVALCANTI, Lourdes Maria Rodrigues; GUERRA, Maria Das Graças Gonçalves Vieira e GOMES, Claudia Suely Ferreira. AVALIAÇÃO DE CURSOS DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: O SINAES NA SUA RELAÇÃO COM A QUALIDADE. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.56, e13437. Epub 05-Fev-2024. ISSN 1983-9278. https://doi.org/10.5585/eccos.n56.13437.
O presente artigo tem como objetivo principal analisar o processo de avaliação de cursos do ensino superior no Brasil. A metodologia de pesquisa seguiu um procedimento de caráter descritivo e de abordagem qualitativa, concretizado por uma análise da avaliação de cursos, decorrente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), seguidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pela avaliação desses cursos. Os resultados obtidos mostram que a avaliação de cursos constitui um meio para garantir a qualidade da educação, sendo um fator decisivo nos planos de melhoria das instituições de educação superior no Brasil. O estudo realizado permitiu também constatar que a qualidade, sendo um conceito historicamente situado, em cada período é avaliado de uma maneira diferente, estando, nesta era da globalização, fortemente associada à investigação, à internacionalização e às exigências do mercado. Estes aspectos constituem fatores decisivos nas tomadas de decisão para a avaliação dos cursos de educação superior.
Palavras-chave : Avaliação da qualidade; Brasil; Cursos; Educação superior; SINAES..