SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número56A EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL FACE AO DISCURSO POLÍTICO DO ENVELHECIMENTO ATIVOA BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA DE PAPÉIS SOCIAIS: UMA REELABORAÇÃO CRIATIVA DA CRIANÇA SOBRE AS RELAÇÕES DE TRABALHO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

CAVALCANTI, Lourdes Maria Rodrigues; GUERRA, Maria Das Graças Gonçalves Vieira  e  GOMES, Claudia Suely Ferreira. AVALIAÇÃO DE CURSOS DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: O SINAES NA SUA RELAÇÃO COM A QUALIDADE. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.56, e13437.  Epub 05-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n56.13437.

O presente artigo tem como objetivo principal analisar o processo de avaliação de cursos do ensino superior no Brasil. A metodologia de pesquisa seguiu um procedimento de caráter descritivo e de abordagem qualitativa, concretizado por uma análise da avaliação de cursos, decorrente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), seguidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pela avaliação desses cursos. Os resultados obtidos mostram que a avaliação de cursos constitui um meio para garantir a qualidade da educação, sendo um fator decisivo nos planos de melhoria das instituições de educação superior no Brasil. O estudo realizado permitiu também constatar que a qualidade, sendo um conceito historicamente situado, em cada período é avaliado de uma maneira diferente, estando, nesta era da globalização, fortemente associada à investigação, à internacionalização e às exigências do mercado. Estes aspectos constituem fatores decisivos nas tomadas de decisão para a avaliação dos cursos de educação superior.

Palavras-chave : Avaliação da qualidade; Brasil; Cursos; Educação superior; SINAES..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )