SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número56AVALIAÇÃO DE CURSOS DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: O SINAES NA SUA RELAÇÃO COM A QUALIDADEA CRIANÇA COMO SUJEITO DE DIREITOS NO PENSAMENTO DE BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS: DIÁLOGOS COM A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E IMPLICAÇÕES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

LIMA, Géssica de Aguiar  e  COSTA, Sinara Almeida da. A BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA DE PAPÉIS SOCIAIS: UMA REELABORAÇÃO CRIATIVA DA CRIANÇA SOBRE AS RELAÇÕES DE TRABALHO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.56, e13460.  Epub 05-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n56.13460.

Este estudo almeja compreender de que forma as crianças ressignificam, por meio da brincadeira de faz de conta, situações sociais de argumento do trabalho vivenciadas por elas no processo de desenvolvimento da personalidade e, especificamente, identificar as funções psíquicas superiores envolvidas nessa atividade, bem como destacar o papel da professora nesse processo. Provém de uma pesquisa de mestrado que buscou compreender de que forma a brincadeira de faz de conta de papéis sociais contribui no desenvolvimento da personalidade das crianças, segundo os pressupostos da Teoria Histórico Cultural. De cunho experimental, os dados da pesquisa foram produzidos em uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) do município de Santarém, PA, por meio de observações da rotina das crianças e de dupla intervenção: inserção de brinquedos no contexto educativo e formação continuada junto à professora participante da pesquisa sobre a brincadeira de faz de conta de papéis sociais. Os dados foram registrados em vídeos, fotografias e diário de campo. Os resultados revelam que a brincadeira de faz de conta de papéis sociais possibilita efeitos educativos que exercem influência sobre o desenvolvimento da personalidade das crianças que, ao brincarem, representam as regras, conteúdos e temas advindos das relações sociais. As crianças representaram, no faz de conta, dentre outros aspectos, papéis sociais de argumento do trabalho, expressando como percebem as relações de poder do sistema capitalista de produção.

Palavras-chave : Brincadeira de faz de conta; Educação infantil; Trabalho..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )