SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número60O CONFLITO DO NEOCONSERVADORISMO BRASILEIRO COM PAULO FREIRE: A DISPUTA ENTRE A OPRESSÃO E A AUTONOMIAO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO EM QUESTÃO: NARRATIVAS DOCENTES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

FORTES, Olívia Bueno Silva. “NEOLIBERALISMO E NEOCONSERVADORISMO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA: UMA LEITURA FREIREANA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO”. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.60, e15701.  Epub 08-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n60.15701.

Propomos neste artigo uma leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular e do movimento Escola sem Partido, dois projetos que, ao nosso ver, estão em consonância com uma tendência neoliberal e neoconservadora das políticas educacionais brasileiras contemporâneas. A partir de uma retomada de conceitos idealizados por Paulo Freire, não por acaso o educador que está no cerne da crítica do movimento Escola sem Partido à educação nacional, nós buscamos uma compreensão mais crítica desses dois documentos, procurando entender os valores e os interesses que os movem, à luz da obra freireana. Este trabalho traz à tona quão desafiadora é a leitura de textos que se apropriam de uma linguagem democrática para fazer propostas que são neoliberais e neoconservadoras na prática. Esse desafio, no entanto, evidencia a importância de ler criticamente e essas e outras políticas educacionais atuais, para que possamos construir uma resistência que esteja à altura das ameaças que a educação democrática enfrenta hoje.

Palavras-chave : BNCC; escola sem partido; neoconservadorismo; neoliberalismo; Paulo Freire.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )