SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número60GORDOFOBIA, BULLYING E VIOLÊNCIA NA ESCOLA: UM ESTUDO EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS COM PRÉ-ADOLESCENTESO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE NO SÉCULO XXI - QUESTIONAMENTOS E VALIDADE ATUAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

BRENNER, Carmen Eloísa Berlote  e  FERREIRA, Liliana Soares. DA ASSISTÊNCIA E DA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A HISTORICIDADE DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM UM MUNICÍPIO GAÚCHO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.60, e18048.  Epub 08-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n60.18048.

Objetivou-se analisar a transição que aconteceu das creches do setor assistencial para o setor educacional transformando-se em Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). O presente estudo teve como base o discurso de vinte monitoras, oitenta professoras e três gestoras de um município do interior do estado do Rio Grande do Sul (RS). Os dados e as exposições são resultantes de questionários, entrevistas semiestruturadas e grupo de interlocução. Aplicou-se análise dialética nas categorias que sustentam os discursos das trabalhadoras de forma a compreender a relevância de suas falas e de seus escritos na elucidação da transição da creche assistencialista para escola, levando em conta a historicidade e a totalidade na qual estão inseridas essas instituições. Constatou-se que a EMEI e as políticas educacionais destinadas a esse nível educacional não estão garantindo a estrutura, a organização e os recursos financeiros que possam subsidiar uma educação pensada para e a partir da criança. O que tem sido recorrente é apenas o direito das famílias em ter onde deixar seus(suas) filhos(as) enquanto trabalham, sem ter asseguradas, necessariamente, as condições para a produção de um trabalho pedagógico voltado para a infância. Esse processo acaba por reforçar o caráter assistencial dessa instituição em detrimento do educacional.

Palavras-chave : educação infantil; escola; historicidade; trabalho dos professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )