SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número60O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE NO SÉCULO XXI - QUESTIONAMENTOS E VALIDADE ATUALA SEMANA CULTURAL INDÍGENA ENQUANTO ESPAÇO DE CONHECIMENTO, FORTALECIMENTO E RESISTÊNCIA DA CULTURA KAINGANG índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

ROMAO, José Eustáquio  e  SILVA, José Walter Silva e. RACISMO CULTURAL O ENSINO DAS RELIGIOSIDADES AFRO-BRASILEIRA POR DOCENTES PENTECOSTAIS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.60, e21720.  Epub 08-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n60.21720.

Este artigo, resultante de pesquisa empírica em escolas da Educação Básica, tem como objetivo apresentar as tensões vividas pelos professores pentecostais de História no ensino da cultura afro-brasileira determinado pela da Lei n.º 10.639/2003, em função de suas convicções religiosas. A metodologia teve como fundamentos as categorias desenvolvidas por Lucien Goldmann e Paulo Freire a respeito da cultura e da aprendizagem. A metodologia de pesquisa foi quanti-qualitativa e os procedimentos incluíram, além da pesquisa de fontes bibliográficas primárias e secundárias, a aplicação de um inquérito, com pesquisa de tendência de opinião, e de entrevistas em profundidade semiestruturadas. O trabalho identificou prejuízos no processo de ensino-aprendizagem da História da África e Culturas Africanas, especialmente quando se trata dos componentes curriculares relativos à religiosidade afro-brasileira.

Palavras-chave : afro-brasilidade; cultura; Lei n.º; 10.639/2003; pentecostalismo; religiosidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )