SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número61“BEM CONFORMADO, ROBUSTO E SÃO”: INSTRUÇÃO E PRESENÇA DE PRETOS E PARDOS NA COMPANHIA DE APRENDIZES MARINHEIROS DO PARÁPAULO FREIRE E SEU LEGADO PARA UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DO RETRATO ROUBADO DOS EDUCADORES BRASILEIROS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

SILVA, Givanildo da; SILVA, Alex Vieira da  e  NASCIMENTO, Fernanda Santos do. A FORMAÇÃO CONTINUADA DA EQUIPE GESTORA NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE MESSIAS-ALAGOAS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.61, e21641.  Epub 09-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n61.21641.

A complexidade do ato de organizar o espaço no qual o processo formal de aprendizagem acontece demanda olhares multidimensionais. O objetivo da pesquisa foi apresentar a experiência da formação continuada da equipe gestora, a partir da escuta das vozes dos participantes, na rede pública municipal de Messias, no estado de Alagoas. A metodologia desenvolvida esteve pautada na abordagem qualitativa, tendo, como objetivo, a pesquisa exploratória. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário on-line com 50 (cinquenta) participantes do curso de gestores no referido município. Os principais resultados apontaram que a experiência de formação continuada para os gestores contribuiu com questões reflexivas para o processo de organização da escola, dimensionando ações para o trabalho coletivo, para as relações interpessoais e para o efetivo trabalho da escola e da comunidade.

Palavras-chave : gestão escolar; formação de gestores; escola pública..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )