SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número61O CENTRO EDUCACIONAL UNIFICADO (CEU) COMO LÓCUS DA FORMAÇÃO DOCENTE EM VISTA DE UMA CIDADE EDUCADORADESCOLONIZANDO LINGUAGENS CARTOGRÁFICAS - A CONSTRUÇÃO DE UMA CARTOGRAFIA ENGAJADA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

SILVA, Márcia Tostes Costa da; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti  e  ANDRADE, Maria de Fátima Ramos de. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE VIA MAPAS NARRATIVOS NO CONTEXTO DA CIDADE EDUCADORA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.61, e21843.  Epub 09-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n61.21843.

O presente estudo insere-se no âmbito das pesquisas que abordam o desenvolvimento profissional docente, tendo como um dos seus eixos a formação permanente gestada e alimentada em contextos da cidade educadora. Trata-se de um recorte de uma pesquisa maior intitulada - Lidando com novos espaços: crianças e adolescentes na apropriação do complexo arquitetônico do CEU Butantã (São Paulo), realizada no período de 2019-2020, pelos componentes do Grupo de Estudos e Pesquisa em Pedagogia Social (GEPESP) juntamente com as professoras do Centro Educacional Unificado Professora Elizabeth Gaspar Tunala (CEU-Butantã). Neste artigo objetivamos investigar como as professoras imersas no contexto da cidade educadora utilizavam-se da metodologia dos mapas narrativos para conhecer suas crianças e para potencializar o seu trabalho pedagógico. O referencial teórico pautou-se principalmente nos estudos e pesquisas de Paulo Freire, Moacir Gadotti, Oliveira-Formosinho e Wiliam Corsaro. Constatou-se que o fato de o CEU Butantã definir-se como cenário da cidade educadora, com os primados de compartilhamento, com a apropriação da escola por sua comunidade, com a valorização do humano, com as trocas de saberes entre as pessoas que habitam esse espaço, com o incentivo à pesquisa, à descoberta e ao aprendizado, reunia as condições favoráveis para fecundar e florescer metodologias assertivas, em especial, os mapas narrativos, tão importantes para a formação de seus professores.

Palavras-chave : CEU Butantã; cidade educadora; desenvolvimento profissional docente; mapas narrativos..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )