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Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

LIMA JUNIOR, Afonso Barbosa de  e  SILVA, Lebiam Tamar Gomes. O que é educação personalizada, afinal?. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e43799.  Epub 02-Abr-2024. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644443799.

Este artigo tem como objetivo, discutir o conceito de educação personalizada a partir de concepções similares, a fim de evitar ambiguidades. Para alcançar esse propósito, teve-se como método de investigação científica a pesquisa bibliográfica. Para operacionalizá-la, recorreu-se às bases de dados digitais e às obras e documentos de referência. A amostra foi composta por 15 fontes, publicadas no período de 1988 a 2017, nos idiomas português, espanhol e inglês. A escolha dessas fontes considerou principalmente o caráter explicativo e de elaboração teórica do conceito de educação personalizada apresentado nas obras, configurando-as como fontes primárias, a partir das quais outros estudos teóricos podem se desenvolver e avançar em nível de proposição ou (re)elaboração do conceito analisado. Os principais autores consultados foram Hoz (1988), Escobar (1996), Bray e McClashey (2017), além de relatórios internacionais. Os resultados da pesquisa demonstraram que os elementos constituintes da educação personalizada definem uma concepção de educação fundamentalmente alicerçada na compreensão do estudante como ser autônomo, autogestor e metacognitivo, com perfis de aprendizagem que reverberam em interesses, ritmos e tempos diferenciados. Também se constataram as distinções entre os conceitos de individualização, de diferenciação e de educação personalizada, assim como as perspectivas avaliativas assumidas em cada conceito. Por fim, discutiram-se os apanhados da pesquisa e as possibilidades de implementação da educação personalizada na realidade brasileira.

Palavras-chave : Diferenciação; Educação personalizada; Individualização; Metacognição.

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