Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Motrivivência
versão On-line ISSN 2175-8042
Resumo
CLATES, Daniela de Moura; FIGHERA, Adriana Claudia Martins e CAMARGO, Maria Cecília da Silva. O mestrado acadêmico no processo de desenvolvimento profissional de professores de Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.62, e67704. Epub 01-Maio-2020. ISSN 2175-8042. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e67704.
Esse artigo é resultado de uma investigação que visou compreender de que modo a realização do mestrado acadêmico, por professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS, repercute no processo de desenvolvimento profissional desses docentes. O estudo teve por base a revisão de literatura e entrevistas biográficas (semiestruturadas). O foco de análise foram o mestrado acadêmico e seus desdobramentos no desenvolvimento profissional docente. Assim, compreendeu-se que o processo de desenvolvimento profissional, em grande medida, parece ter sido influenciado pela realização do mestrado acadêmico de diferentes formas. A diversidade presente nesses processos não impede que haja convergência em relação ao reconhecimento da sua repercussão sobre as práticas pedagógicas para alguns professores, ou, sobre a identidade docente de outros.
Palavras-chave : Mestrado acadêmico; Desenvolvimento profissional; Educação física.