Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Motrivivência
versão On-line ISSN 2175-8042
Resumo
VALLE, Paulo Roberto Dalla e REZER, Ricardo. A prática pedagógica dos professores de Educação Física: desafios para formação continuada. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e79886. Epub 10-Jul-2021. ISSN 2175-8042. https://doi.org/10.5007/2175-8041.2021.e79886.
O objetivo desta investigação foi compreender como os desafios da prática pedagógica de professores de Educação Física (EF) podem se constituir em subsídios para ações de formação continuada. A pesquisa se caracterizou como sendo de natureza descritiva, realizada com uma abordagem qualitativa. A investigação contou com a participação de oito professores de EF vinculados à Secretaria de Estado da Educação (SED) do Estado de Santa Catarina. O instrumento utilizado foi a entrevista semiestruturada e utilizamos a análise temática para o trato com as informações obtidas. Concluímos que a prática pedagógica é terreno fecundo para subsidiar ações de formação continuada, destacando-se a necessidade em considerar as condições de trabalho, as especificidades da EF escolar, a fundamentação e discussão em torno dos objetivos, do planejamento e das metodologias para a intervenção pedagógica, processo a ser potencializado por ações de formação colaborativa entre pares, considerando e ouvindo as necessidades dos professores (sem absolutizá-las).
Palavras-chave : Prática pedagógica; Formação continuada; Educação física; Docência.