Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Motrivivência
versão On-line ISSN 2175-8042
Resumo
BOLDORI, Gabriel Ziel; OLIVEIRA, Dienifer de Lima de; CORREA, Ivan Livindo de Senna e FONSECA, Denise Grosso da. A (des)seriação da Educação Física no ensino médio do CAp/UFRGS: um relato de experiência do estágio de docência. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e77294. Epub 06-Dez-2020. ISSN 2175-8042. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e77294.
Este artigo apresenta algumas reflexões que emergiram de uma experiência no Estágio de Docência de Educação Física no Ensino Médio, ocorrido no CAp/UFRGS, a partir de um currículo (des)seriado. Assim sendo, mediante uma docência compartilhada, o trabalho desenvolvido sustentou-se nas práticas corporais de aventura, tendo em vista que foi uma das “modalidades” eleitas na assembleia representativa da dinâmica curricular da Educação Física na instituição quanto à definição dos conteúdos a serem trabalhados. Desse modo, tendo como escopo, neste artigo, os processos de ensino e aprendizagens na Educação Física partindo do que foi produzido sob a égide da respectiva (des)seriação, apresentamos a particularidade de sua dinâmica na Educação Física, remontando seu processo de formulação e substantivação na instituição para expor o trabalho desenvolvido no referido Estágio. Assim sendo, sustentamos as reflexões e interpretações postas, no estudo que embasa o currículo em questão bem como nas contribuições de Paulo Freire.
Palavras-chave : Educação física escolar; Ensino médio; Currículo; Práticas corporais de aventura.