SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Sintonias corpóreas: Neurociência afetiva e empatiaPragmática em Marcelo Dascal: a relevância da controvérsia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

FIGUEIREDO, Nara Miranda de  e  SIMAN, Josie Helen. Questões atuais sobre corpo e linguagem: cognição corporificada, agenda empírica e enativismo linguístico. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2021, vol.26, e021007.  Epub 10-Jan-2024. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021007.

Abordagens corporificadas da cognição humana enfatizam o papel do corpo nos processos de compreensão e produção linguística. Diversas pesquisas empíricas apresentam evidências para essas abordagens. A recente abordagem enativista linguística da cognição, por sua vez, sugere que temos que aprofundar nossa concepção de corpo. Nesse contexto, apresentamos: 1) evidências neurológicas e psicológicas para a reivindicação de que os conceitos são corporificados; 2) duas abordagens corporificadas nas ciências cognitivas: a cognição grounded e outra abordagem baseada na teoria de sistemas dinâmicos – nosso foco está no sistema conceptual segundo essas duas perspectivas; e 3) a abordagem enativista linguística da cognição. Em seguida, a partir de esclarecimentos introdutórios sobre esses três domínios, sugerimos que as evidências empíricas sustentam apenas uma perspectiva rasa do papel do corpo na cognição, se considerarmos a concepção enativista linguística, e ressaltamos a importância de considerar o alcance empírico do enativismo linguístico.

Palavras-chave : Linguagem; Corpo; Cognição; Enativismo; Sistema conceptual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )