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Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

CAMEIRA, Emanuel Chaves. Leitura e singularidade biográfica: o caso do editor português Vitor Silva Tavares. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2022, vol.27, e022004.  Epub 10-Mar-2024. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022004.

O presente artigo parte de uma relevante premissa de Paulo Freire, a de que “a compreensão crítica do ato de ler […] não se esgota na decodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo. A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele” (FREIRE, 1981, p. 9). Procura-se, então, analisar os primeiros anos (até a adolescência) do processo de construção social de um indivíduo-leitor, a saber, Vitor Silva Tavares (1937-2015), timoneiro, a partir de 1974, da histórica casa editora &etc. Com uma infância vivida num meio nada culto ou diletante (em sua casa o objeto livro não era algo que abundasse), e tendo abandonado precocemente os estudos liceais, Vitor Silva Tavares acabou por tornar-se, contra toda a probabilidade, numa figura marcante do campo da edição literária em Portugal na segunda metade do século XX. Ganhando ele espessura de caso, trata-se aqui de refletir, a partir de elementos obtidos através do recurso à história de vida do referido editor, como, sob a colagem de diversos efeitos, socializações e acasos, se foi produzindo um perfil singular de indivíduo, perfil esse onde a atividade da leitura ocupou um papel determinante, gerando predisposições mentais, desafios, condicionando a própria vida que Vitor Silva Tavares quis levar, dedicada à prescrição editorial, à mediação da leitura, transferindo para outros impressões (sobre vários mundos) que foram primeiramente suas.

Palavras-chave : Singularidade; Biografia; Leitura; Livro; Vitor Silva Tavares; Portugal.

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