Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Acta Scientiarum. Education
versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201
Resumo
SANTOS, Leônidas Melo e NEUVALD, Luciane. Estética, ética e formação na perspectiva adorniana. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e34728. Epub 01-Mar-2019. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i1.34728.
O artigo discute a relação entre estética, ética e formação na perspectiva adorniana. A pesquisa, de natureza bibliográfica, compreende a algumas obras de Adorno e de seus intérpretes. Na Dialética do Esclarecimento, Adorno e Horkheimer (1985) discutem criticamente a relação entre o mito e a racionalidade instrumental, pois o progresso do esclarecimento, ao valorizar uma razão de característica abstrata e dominadora, enfraqueceu o exercício da autorreflexão crítica e promoveu a regressão da consciência, cujo processo se expressa na semicultura e na barbárie. A obra de arte e a estética se opõem a esse processo e fortalecem a consciência e a razão emancipatória, constituindo-se em referencial de liberdade e de integração entre o trabalho intelectual e o manual.
Palavras-chave : indústria cultural; arte; emancipação; educação.