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Acta Scientiarum. Education
versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201
Resumo
SILVEIRA, Ana Lúcia Nobre da; GADELHA, Alesson de Oliveira; MARTINS, Elcimar Simão e LEITE, Maria Cleide da Silva Ribeiro. Gestão colaborativa no contexto da educação prisional: límites e possibilidades dos processos formativos. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e55830. Epub 29-Nov-2021. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.55830.
O texto objetivou compreender os limites e as possibilidades formativas potencializadas pela gestão democrática no contexto da educação prisional. De abordagem qualitativa, assentada no método estudo de caso múltiplo, a investigação inseriu como técnica de recolha das informações: análise documental e entrevistas com duas gestoras escolares de um Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) e três gestores administrativos de unidades prisionais que ofertam turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos municípios de Capistrano, Ocara e Pacoti, na região do Maciço de Baturité-CE. As entrevistas revelaram a busca de um trabalho compartilhado entre a gestão escolar do CEJA e a gestão administrativa das unidades prisionais nas ações voltadas à educação no contexto prisional, mas também alguns entraves, como a carência de recursos estruturais e humanos. O conjunto de dados revelou a potencialidade da gestão democrática, acionando a colaboração dos diversos envolvidos com o trabalho pedagógico no sentido de possibilitar uma educação de qualidade para a Pessoa Privada de Liberdade (PPL), compreendendo-a como ser humano capaz de aprender, de se reinventar e de reescrever uma nova história de vida, com reintegração socioprofissional. Conclui-se que a concepção da gestão democrática articulada aos princípios de colaboração entre a gestão escolar e a gestão administrativa favorece a realização de uma formação ressocializadora. A pesquisa também evidenciou carência de políticas públicas que efetivamente assegurem a oferta da educação em prisão a fim de garantir o bem estar prisional e a reintegração social.
Palavras-chave : gestão escolar cidadã; educação em prisões; educação de jovens e adultos.