Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
História da Educação
versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459
Resumo
LUGON, Olivier. NOVA OBJETIVIDADE, NOVA PEDAGOGIA: A RESPEITO DE AENNE BIERMANN. 60 FOTOS, 1930. Hist. Educ. [online]. 2015, vol.19, n.47, pp.31-49. ISSN 2236-3459 . https://doi.org/10.1590/2236-3459/55867.
O artigo analisa o livro de fotografias, publicado em 1930de autoria de Aenne Biermannartista que se inseriu no movimento da Nova Pedagogia alemã, que almejava substituir o ensino calcado na leitura e nos livros pelo contato direto com os elementos do saber. A Nova Objetividade na fotografia, por essa razão, alcançou um papel pedagógico de grande relevância na Alemanha desse período, ao possibilitar aos estudantes o contato visual com as coisas do mundo. A fotografia possibilitou a produção de livros com imagens didáticas para uso em sala de aula, assim como a aprendizagem da fotografia foi incluída nas escolas alemãs como recurso do ensino gráfico criativo e como ferramenta do ensino de diversas matérias pela projeção visual.
Palavras-chave : fotografia; nova pedagogia; nova objetividade.