Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
História da Educação
versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459
Resumo
MATOS, José Manuel e RODRIGUES, Alexandra Sofia. A MATEMÁTICA NA AULA, UM ESTUDO HISTÓRICO ICONOGRÁFICO. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e99597. Epub 05-Jul-2020. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/99597.
Estudar historicamente representações de aulas centradas na matemática revela metodologias de ensino subjacentes, teorias de aprendizado e inovações tecnológicas. Este estudo iconográfico baseia-se em imagens de livros didáticos, revistas ou coleções de colecionadores desde os tempos medievais até meados do século XX. Utilizando um paradigma interpretativo, envolvendo pesquisa histórica e documental, buscamos as perspectivas de ensino e aprendizagem de matemática subjacentes a esses dados.
Palavras-chave : aula de matemática; iconografia; cultura da aula; história da educação matemática.