Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Exitus
versão On-line ISSN 2237-9460
Resumo
ALVES, Telma. CURRÍCULO E INTERDISCIPLINARIDADE NO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO PROEJA. Rev. Exitus [online]. 2018, vol.8, n.1, pp.224-249. Epub 23-Maio-2019. ISSN 2237-9460. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n1id396.
O presente artigo é o recorte de uma pesquisa, em nível de doutoramento, que se encontra na fase de produção de dados no campo empírico. O texto analisa criticamente o Projeto Político-Pedagógico do curso de Manutenção e Suporte em Informática, implantado em 2006 no campus Rio de Janeiro do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Com ele, atende-se ao Decreto nº 5840/06, que instituiu e determinou a implantação, a nível nacional, do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA) na Rede Federal de Educação Básica, Técnica e Tecnológica. O escopo da análise diz respeito a forma como o currículo integrado foi evidenciado e a concepção de interdisciplinaridade apresentada no texto da proposta pedagógica. Através do entrecruzamento de documentos e à luz de referenciais teóricos, a análise preocupa-se em identificar a garantia de ofertar os conhecimentos historicamente construídos pela humanidade aos jovens e adultos trabalhadores, destinatários do PROEJA. Conclui-se o artigo com ênfase no significado do trabalho docente na mediação das propostas das políticas e/ou programas educacionais, na modalidade de educação de jovens e adultos, apontando para a importância de pesquisas que considerem o trabalho do professor como objeto e que contribuam para as formações inicial e continuada de professores nas modalidades de Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional.
Palavras-chave : Proeja; Currículo Integrado; Interdisciplinaridade.