Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista de Educação Pública
versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097
Resumo
ASSIS, Raquel Martins e SANTIAGO, Ana Lydia Bezerra. Inclusão escolar: uma proposta de pesquisa intervenção. R. Educ. Públ. [online]. 2016, vol.25, n.58, pp.57-74. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.2016/repub-v25n58jan.abr004.
O artigo apresenta os principais impasses para o trabalho de implementação dos projetos de inclusão escolar, levantados junto aos gestores da Educação Especial, visando proposição de pesquisa/intervenção em inclusão escolar. Utilizou-se a metodologia da Conversação de Orientação Psicanalítica, que evidenciou: frágil diálogo entre professores de Atendimento Educacional Especializado e professores da sala de aula regular; dificuldade dos educadores se apropriarem dos projetos de inclusão; difícil inclusão de crianças com suspeita de Transtorno Global do Desenvolvimento, deficiência intelectual e dificuldades severas de aprendizagem e necessidade de construção de saberes capazes de subsidiar a intervenção pedagógica.
Palavras-chave : Inclusão Escolar; Conversação de Orientação Psicanalítica; Formação de Professores; Aplicação da Psicanálise à Educação.