Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Leitura: Teoria e Prática
versão impressa ISSN 0102-387Xversão On-line ISSN 2317-0972
Resumo
LEITE, Amanda Maurício Pereira. Fotografia, dobra e educação. LTP [online]. 2015, vol.33, n.65, pp.115-132. ISSN 2317-0972. https://doi.org/10.2014/LTP-v33n65dez0115.
O que podemos aprender do encontro de Gilles Deleuze com a questão da dobra e a fotografia conceitual de Duane Michals? O convite aqui é pensar sobre o valor da superfície das imagens fotográficas e seu jogo de forças que por vezes engana, inventa, inova e provoca dobras como na série fotográfica Things are queer. A arte parecer brincar com o imaginário tornando visível aquilo que antes não víamos; transformando o elemento invisível em algo perceptivo. Deleuze se atenta aos pontos de fuga de cada cruzamento e nos ajuda a buscar a dobra, os desdobramentos, a redobra que a fotografia produz. Parece que o pensamento interrompe o curso da narrativa, se desmancha e é forçado a se reordenar de quadro em quadro. Aqui, proponho pensar a travessia (a nossa travessia) para/com a fotografia em três momentos e, quiçá, articular e/ou deslocar conceitos para outras (novas) leituras na educação.
Palavras-chave : Fotografia; Deleuze; Educação; Dobra; Duane Michals.