Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Internacional de Educação Superior
versão On-line ISSN 2446-9424
Resumo
CONTE, Elaine e GUTIERRE, Liliane dos Santos. Estágio Docente em Questão: Experiências e Implicações. Rev. Int. Educ. Super. [online]. 2022, vol.8, e022002. Epub 12-Ago-2022. ISSN 2446-9424. https://doi.org/10.20396/riesup.v5i0.8656631.
O trabalho docente e a própria prática educativa no ensino superior, seguidamente envolve dualidades entre formação e atuação, entre aquele que ensina (supervisor) e o outro que aprende (estagiário). O estudo, com base em experiências de formação à docência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, discute a questão do estágio no ensino superior como uma condição de possibilidade para pensar a educação de uma forma compartilhada, cujos princípios orientadores envolvem uma sensibilidade para com o outro, pelas evidências científico-profissionais relacionadas ao campo da gestão acadêmica e comunicacional no ensino superior. A investigação é viabilizada por meio de aportes teóricos desse campo e de experiências registradas em relatórios documentados de estágios strictu sensu, o que revela a necessidade de aprender a docência por meio de experiências cooperativas para a formação contemporânea de professores e para dar conta dos desafios atuais. Tal preocupação exige uma reviravolta formativa para superar as posições maniqueístas, promovendo a formação de professores universitários articulada à pós-graduação, assim como o intercâmbio de estudos, experiências cooperativas e práticas ao aprender a ser professor, desenvolvendo o pensar reflexivo do pós-graduando com o docente em uma variedade de situações interdisciplinares, reveladas na circularidade do planejar, avaliar e compreender a própria constituição conjunta da organização didática que envolve o estágio de docência.
Palavras-chave : Estágio docente; Ensino superior; Experiências cooperativas.