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Revista Internacional de Educação Superior
versão On-line ISSN 2446-9424
Resumo
SOUZA, Allan Solano e MEDEIROS, Ariele Maria Soares de. Metodologias Colaborativas na Pós-Graduação Stricto sensu em Educação. Rev. Int. Educ. Super. [online]. 2022, vol.8, e022015. Epub 12-Ago-2022. ISSN 2446-9424. https://doi.org/10.20396/riesup.v8i0.8660681.
Este artigo objetiva discutir a utilização de metodologias colaborativas na pós-graduação stricto sensu, as quais visam fomentar a imaginação sociológica dos mestrandos. Parte-se do pressuposto de que as metodologias colaborativas possibilitam produzir conhecimento acadêmico com autoconfiança e inovação. Apresenta-se, então, um relato de experiência, vivenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no semestre letivo 2018.2, envolvendo dois docentes e trinta e cinco mestrandos de três linhas de pesquisa, em uma disciplina obrigatória. Para a sua elaboração, além da produção escrita coletiva dos painéis, foi solicitado o relato individual da experiência de três mestrandas, escolhidas intencionalmente, uma de cada linha, para subsídios empíricos. Os resultados apontam que as metodologias colaborativas possibilitam que cada grupo crie estratégias/encaminhamentos, aguçando a imaginação sociológica dos pós-graduandos com o uso da escrita individual e coletiva. Enfim, os pós-graduandos precisam ser desafiados a fazer experiências novas, a pensar por si nos diferentes espaços da formação. Sem imaginação sociológica aguçada, não há inovação e criação.
Palavras-chave : Metodologias colaborativas; Imaginação sociológica; Pós-graduação; Formação.