Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versão impressa ISSN 0104-7043
Resumo
CUNHA, Daisy Moreira e ALVES, Wanderson Ferreira. A educação aprende com o homem a continuar o trabalho da vida: educação, trabalho e saúde em algumas experiências fundadoras. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2015, vol.24, n.43, pp.37-48. ISSN 0104-7043. https://doi.org/10.2015/jan.jun.v24n43.004.
O texto aborda algumas significativas formulações que, articulando trabalho e formação, se desenvolveram na Itália, na França e no Brasil em torno da temática da saúde do trabalhador. Assim, o artigo apresenta e discute algumas iniciativas que, em tempos e locais distintos, fortaleceram e fortalecem a noção de homem e mulher como sujeitos políticos, iniciativas que têm a particularidade - e que representa um fio condutor comum entre elas - de ter em primeiro plano o trabalhador, seu trabalho e seus saberes. Trata-se de um texto de natureza teórica e que articula as contribuições de diferentes áreas do conhecimento, como os estudos na área da saúde do trabalhador, da educação e da filosofia. O texto destaca que, se na educação popular parte-se da premissa que o trabalhador é, no sentido forte do termo, compreendido como sujeito dos processos no qual está inserido, o mesmo não ocorre quando se fala do trabalho no âmbito da relação salarial ou dos processos saúde e doença nos meios laborais. Todavia, há perspectivas que oferecem outra visada sobre a questão e possibilitam a construção de práticas contra-hegemônicas.
Palavras-chave : Trabalho; Saúde; Formação Humana; Educação Popular.